– CC : Católica e Criatividade

A Universidade Católica está a apresentar vários seminários, e um deles (o que me “saltou logo à vista”), é designado por Metamorfose da Criatividade.

Fiz um breve pesquisa, e aqui por baixo apresento-vos o programa deste seminário.

 

METAMORFOSES DA CRIATIVIDADE

No âmbito do Ano Europeu da Criatividade e Inovação, o Centro Nacional de Cultura e a Universidade Católica, em parceria com a organização portuguesa do AECI, desenvolveu um projecto de reflexão que pretendeu juntar a produção teórica académica com a prática artística. No contexto desta parceria, os alunos dos Mestrados em Estudos de Cultura e Ciências da Comunicação (Gestão Cultural) pretenderam criar um programa multidisciplinar e transversal às várias dimensões criativas, através da realização da iniciativa: Metamorfoses da Criatividade.

A criatividade e inovação apresentam-se como conceitos em constante metamorfose, tendo ao longo dos tempos vindo a recriar-se e a reinventar-se. O programa Metamorfoses da Criatividade pretendeu exactamente reflectir sobre esta dimensão metamórfica, organizando-se em torno de três linhas de reflexão:
1. Os Novos Híbridos – De Ovídio ao Vídeo,
2. A Arte Comunicante, 
3. A Natureza da Criatividade.


P R O G R A M AA Arte Comunicante
Conferência: António Pinto Ribeiro, João Salaviza e Alexandre Melo.
Moderação: Rogério Santos
26 de Novembro de 2009
Centro Nacional de Cultura – Galeria Fernando PessoaA comunicação afirmou-se como espaço essencial que determina tanto a criatividade como a inovação. As tecnologias de informação e do conhecimento definiram uma nova forma de comunicar transversal aos vários campos do saber. Como resultado, as artes, bem como as ciências, reconfiguraram-se integrando esta necessidade comunicativa na sua identidade criadora.Os Novos Híbridos – De Ovídio ao Vídeo
Conferência: Jorge Fazenda Lourenço, António Câmara, Jacinto Lucas Pires.
Moderação: Guilherme d’Oliveira Martins. 
15 de Outubro de 2009 (no âmbito da Festa no Chiado)
Centro Nacional de Cultura – Galeria Fernando Pessoa

O conceito de híbrido, oriundo da biologia, reflecte o que é indefinido pela sua natureza múltipla, o que reúne em si diversas formas, origens e propriedades. Desde as Metamorfoses de Ovídio até às possibilidades abertas pela tecnologia moderna, a ideia de híbrido instalou-se como um conceito transversal à reflexão e produção teórica, científica e artística. Apesar de contestado, o híbrido tornou-se uma estratégia artística central na modernidade. Ao tornarem-se híbridas, dialogando com a tecnologia, a ciência e outras estratégias de mediação do real, as artes perderam o simples carácter mimético para se reinventarem e enveredarem por um caminho sinuoso, mais reflexivo e conceptual. As ciências, por sua vez, também se redefiniram e viram os seus limites aproximarem-se de campos artísticos e culturais.

A Natureza da Criatividade
Alexandre Castro Caldas, Miguel Serras Pereira, Joana Vasconcelos.
Moderação: Isabel Capeloa Gil
14 de Janeiro de 2010
Universidade Católica Portuguesa

A criatividade assume-se como o caminho para a descoberta de uma potencialidade ainda não explorada: a geração de uma ideia. Numa época de crise das origens e de falência das metanarrativas, o acto criativo assume-se como necessidade, busca, jogo e encontro entre espaços e tempos diversos. Cópia, citação, reprodução e pastiche constituem-se como manifestações da criatividade em múltiplos campos de actuação.

O projecto “Audiomenus”, de Patrícia Portela será apresentado na Universidade Católica inserido no contexto do programa “Metamorfoses da Criatividade”.

Comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: