Gustave Courbet – “The Stonebreakers”

  

"Stonebreakers - Gustave Courbet"

  Datado em 1849, a obra de Gustave Courbet (1819-1877), “The Stonebreakers”, óleo sobre tela, integra-se no Realismo, tendo origem em França. No mesmo contexto histórico decorre a revolução de 1848.

  Courbet assinala uma revolução na arte, através da sua deliberada renúncia a efeitos fáceis e da sua determinação de representar a realidade do mundo, assim como estimula outros a rejeitar o convencionalismo e a seguir a própria consciência artística. Na sua representação não existem poses graciosas, linhas fluentes ou cores impressionantes, mas sim uma visão mais objectiva e rigorosa sobre a realidade e implementa um novo entendimento do papel da arte, por via do seu empenhamento na denúncia da opressão e da desumanização de que a sociedade industrial tinha trazido. Os seus quadros funcionam com um protesto contra as convenções aceites, obrigando assim a burguesia a sair da sua complacência.

  Através da obra “The Stonebreakers” observamos isso mesmo: a representação realista de uma cena campestre, onde observamos o trabalho de equipa entre as duas personagens. Não nos é permitido ver as faces das personagens, da mesma maneira que não conseguimos decifrar os seus sentimentos, porque estes representam o povo, sendo Courbet contra o individualismo.

  O plano de fundo escuro exerce como função destacar as personagens e neste caso o tema abordado, o trabalho. O pormenor da “merenda” retrata uma certa realidade, um modo de vida, uma classe social brutalizada pelo trabalho e que personificam uma fatalista visão da vida.

 

(Cadeira de: Análise e Interpretação

1º Ano Artes Plásticas

Joana Bernardo)

2 Comments

Add yours →

  1. Boa noite, reparei que és uma especialista em análise de telas. Preciso de fazer um trabalho para a disciplina de História A , e gostaria de saber se me poderias auxiliar?

    • Boa noite Inês. Esta é uma das análises que fiz de várias obras. Ainda só publiquei 2 análises, mas tenho bastantes. Se por acaso estiveres interessada em alguma em concreto, e se eu a tiver analisado, posso a publicar para tua consulta.
      Em que te posso ser útil?

Comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: