Exploração Fotográfica

De acordo com a cadeira do curso de Artes Plásticas do 1º ano,  Artes Plásticas e Novos Média, no módulo de Fotografia Digital, desenvolvemos um projecto exploratório de 20 fotografias.

O projecto do módulo de Fotografia consistia (e já que era breve) no desenvolvimento e entrega de 20 fotografias impressas em papel fotográfico (mate ou brilhante e com margens) com o mínimo de 10 x 15cm, orientado por alguns exercícios propostos, e por uma explicação do funcionamento básico de uma máquina digital em modo manual.

Assim, de acordo com termos como manipulação de exposição (exposição correcta indicada pelo fotómetro, sub-exposição ou sobre-exposição), utilização de flash, enquadramentos, ângulos, distâncias e pontos de vista, relação entre primeiro plano da imagem e fundo usando o foco e a profundidade de campo, exploramos a máquina fotográfica digital, sempre utilizando o modo manual e sem qualquer alteração ou manipulação digital.

Resultado – 20 seleccionadas:


5 Comments

Add yours →

  1. Olá Joana,

    Gosto do conjunto que apresentas, no entanto, algumas das fotos parecem-me repetitivas no tema e na abordagem (sobretudo as macros). Poderia ser interessante também explorares iluminação – diferentes tipos de luz, utilização de filtros (lençóis) e de reflectores – experimentando as mesmas variações de aberturas, tempos e orientação de flashes.

    O registo de esquemas de posicionamento dos elementos poderá ajudar à explicação da tentativa/resultado e a justificar algumas opções ao professor.

    Começo a perceber que fiz bem em ter dados aquelas aulas com noções básicas de fotografia no ano passado.

    Continua a postar, porque eu estou a gostar de ver.
    Bom trabalho!

    • Olá prof. Daniel,

      Antes de tudo, obrigada por acompanhar e comentar o trabalho que tenho desenvolvido. É bastante positivo ter um “feedback” e uma opinião concreta e técnica também.
      Em relação ao conjunto que apresentei (ainda faltam algumas das 20, serão publicadas num próximo post) o tema era-nos sugerido que este fosse abordado de uma forma coerente, por isso a percepção de fotos repetitivas. Quanto à exploração que me propõe vou ter em consideração, porque realmente a utilização de filtros e reflectores darão resultados interessantes!
      Sim, acredite que nos deu jeito as bases que obtivemos em Oficina Multimédia, e que estou mesmo a gostar do blog, não tenho é muito tempo.

      Quando fotografar os meus trabalhos também os irei publicar aqui, e no final de semestre irei fazer um “apanhado” de trabalhos, impressões, opiniões, experiências, entre outros.
      Obrigada!

  2. tantos macro que tu andas a fazer por ai… gostei da das pernas e da do banco
    continua o bom trabalho
    qualquer dia tambem posto alguma coisa no meu (quando tiver tempo
    beijo

Comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: