Entrevista na Fusca

A minha entrevista na Fusca, uma plataforma de divulgação de artistas emergentes 〰

988710_569116276458664_270792762_n

Quem é a Joana Bernardo?
É uma pessoa fascinada pela forma como a arte se expressa e a capacidade que tem de tocar no outro. Adora a capacidade de introspeção que podemos provocar através do objeto artístico que depois se torna autónomo, tornando-se na sua presença sem estar fisicamente presente. Tem uma relação dependente com os diários gráficos, os lápis e canetas, papéis, aguarelas e pincéis. Artista plástica, valoriza bastante o processo criativo que se reflete na sua série Etéreo. Aliado à sua paixão por livros, está a terminar o mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais com um projeto sobre modus operandi e atelier do autor.
Como nasce o interesse pelas artes?
Sempre gostei de criar, desenhar e pintar. Lembro-me de um episódio cómico em criança, no infantário, a minha mãe foi chamada por eu não saber desenhar e pintar tudo com cores escuras. Lembro-me de estar uma tarde a copiar várias vezes o mesmo desenho de forma a não o esquecer. As experiências na arte com livros para colorir, cursos de pintura na infância, formação musical em piano, ballet clássico e moderno e gravura consolidaram a minha sensibilidade e paixão aliado a um conjunto de pessoas inspiradoras com quem convivi. Mais tarde, a percepção da liberdade de comunicação, de pensamento e a oportunidade de me focar detalhadamente em assuntos, e explorar livremente uma área de paixão e de persistência em que tenho a oportunidade de criar uma relação com cada projeto desenvolvido. Primeiro uma relação entre mim e a obra, desde que surge até estar finalizada, e depois a comunicação com o público através dela. 
Onde encontras inspiração? 
Em tudo. Alimento a minha alma com os cinco sentidos. Um café quente, um livro, um filme, uma música, uma coreografia, um objeto artístico, uma viagem, uma conversa, o percorrer de ideias interrompidas no sketch, um lugar, tudo serve para despoletar a criatividade. 
Quais são os próximos projetos?
Terminar o projeto final Palimpsesto do mestrado que consiste em questionar o que está por trás da obra ou produto final que nos é apresentado? Quem? Onde? Como? Porquê? Continuar a desenvolver trabalhos nas artes plásticas, expor e trabalhar com outros criativos. E um futuro projeto de design que ultrapassou as barreiras da faculdade.

https://fuscaconcept.wordpress.com/2015/08/24/os-processos-criativos-da-joana/

Comentário

