Relatório do projecto “Responsabilidade Social”

No âmbito da disciplina de Oficina Multimédia, uma das disciplinas que ingressa o meu curso de Artes Visuais do 12º ano e sob a orientação do Dr. Daniel Pedrosa, foi-nos proposto um segundo projecto que consistia numa pesquisa e reflexão sobre o tema abordado este ano pelo Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas, o valor “Responsabilidade Social”, a fim de desenvolvermos um processo criativo de construção de uma imagem. Esta imagem será exposta em telas junto à entrada do Colégio, tendo este projecto iniciado a vinte e sete de Novembro de 2009 tendo sido concluído a vinte e quatro de Janeiro de 2010.

Iniciamos este projecto em conjunto, através de uma explicação acerca da imagem vectorial e imagem digital. Foi-nos dada também uma introdução à fotografia e à manipulação de imagem digital através de powerpoints.

Após estas orientações técnicas, foi-nos explicado o corpo do projecto. O qual consistia em abordarmos o valor “Responsabilidade Social” de acordo com certos parâmetros obrigatórios. Ou seja, fundo branco era obrigatório para permitir coerência na ligação entre todos os trabalhos, assim como a representação de uma mão. A partir deste ponto, o projecto era totalmente livre, quer em relação a técnicas como recursos e subtemas.

Achei importante iniciar o meu projecto com a definição do que era realmente o valor “Responsabilidade Social” e o que este envolvia. Um valor que envolva a sociedade é sempre algo complicado de gerir e simultaneamente crucial. Li vários documentos e opiniões acerca do que realmente era a “Responsabilidade Social” e de que forma a sociedade contribui ou deveria contribuir como dever cívico de cada cidadão. Após várias opiniões formulei a minha própria e breve definição: O que é a Responsabilidade Social ? É o dever (principalmente moral) de sermos activos na sociedade! Não só cumprindo as regras que nos são impostas, mas ajudando e participando em tudo o que envolva a sociedade, como quem quer dizer o mundo. Sem ler nem me basear em nenhum conceito ou documento que me proporcione uma definição coerente, a Responsabilidade Social é um dos valores que deve estar bastante incutido em cada ser humano, já que este envolve valores como a solidariedade e todos os outros que deste provêm. Por exemplo: no caso de empresas e instituições que já começam a interiorizar a responsabilidade social, através da aposta na formação académica dos seus funcionários até a uma responsabilidade mais vasta, que abrange a população mais carenciada, as empresas através da venda dos seus produtos revertem parte do seu lucro a instituições e a causas humanitárias provando assim que este é um começo do enorme valor em que todos estamos envolvidos e do qual somos responsáveis como sociedade.

Após ter me familiarizado com este tema, iniciei o meu projecto através do brainstorming de ideias, incluindo imagens e conceitos para o meu subtema.

Depois de fazer algum do meu registo fotográfico apresentei várias ideias ao meu orientador de projecto.

Uma das ideias que propus foi abordar a “Responsabilidade Social” dos Mass Media. Estes são sistemas organizados de produção, difusão e recepção de informação, através de imprensa escrita, rádio, televisão e cinema, livro, documento audiovisual, cartaz e poster. Os vários meios de expressão social são orientados para um público que se pretende o mais abrangente possível, produzindo um produto específico de mensagens políticas, ideológicas, comerciais, recreativas e culturais, entre outras. Assim, os Mass Media tornam-se um dos difusores sociais com mais responsabilidade.

Tanto na fig.1 como na fig.2 estaria imposta a responsabilidade social dos Mass Media, diferenciando que na fig.1 os Mass Media seria representados pelo telefone e na fig.2 por um livro.

Fig.1

Fig.2 

Outra das ideias, era abordar a “Responsabilidade Social” dos actos de cada ser humano. Ou seja, cada cidadão é responsável pelos seus actos. Actos que podem transmitir sentimentos, informações, entre outros. Assim, a fig.1 representava antes de mais a responsabilidade de nos dirigirmos a alguém ou a um público de acordo com o nosso gesto, gesto este que tem que ser responsável e consciente. Imaginemos que pretendemos agradecer alguém o facto de nos apoiar, por exemplo, e retribuímos esse facto com um gesto de carinho; nós somos responsáveis por aquilo que transmitimos. Ou por exemplo, alguém que tem que transmitir que vai haver uma guerra, ou que aconteceu algum desastre natural; essa pessoa tem a responsabilidade de como vai transmitir a mensagem e de influenciar o estado de espírito dos receptores dessa mensagem.

Assim, a fig.3 representaria a “Responsabilidade Social” de um gesto de carinho para com a sociedade, como quando a sociedade se envolva em causas humanitárias, ou o quanto o símbolo de um abraço significa, como na fig.4. A fig.5 representaria a forma como uma simples mão (que representaria a ajuda de uma pessoa) iria complementar a vida de uma pessoa que estaria cega (cega literalmente, ou cega apenas com o facto de não conseguir seguir um rumo correcto na vida). Temos também a responsabilidade social de ajudarmos, encaminharmos ou outro qualquer sinónimo que transmita solidariedade e irmandade entre a sociedade.

Fig.3

Fig.4

Fig.5 

Entre outras ideias apresentadas, decidi juntamente com o Dr. Daniel Pedrosa que estas ideias tinham uma boa argumentação mas seriam mais difíceis apenas visualmente serem interpretadas.

Assim, decidimos que seria mais perceptível abordar um outro projecto baseado na “Responsabilidade Social” em relação ao racismo.

Seleccionei do meu brainstorming algumas imagens relacionadas com o racismo baseando-me no meu registo fotográfico.

Assim, decidi solicitar a ajuda do meu colega André Lima e do professor Eugénio para o desenvolvimento do meu projecto.

Após o registo fotográfico, iniciei o meu trabalho em Photoshop (seleccionei algumas fotos para constarem no relatório).

Fig.6

Fig.7

Fig.8

 Fig.9

 

Fig.10

Fig.11

Fig.12

 Imagem da qual surgiu o projecto final:

Fig.13 

Depois do registo fotográfico e do tratamento das imagens, comecei o projecto final.

O projecto final, apesar de algumas experiências, consiste num coração feito com as mãos (assim está incluído o elemento obrigatório das mãos) ao representar o amor e a paz. O coração é feito com duas mãos, uma mão negra e outra branca, simbolizando duas diferentes raças diferenciadas pela cor, que se complementam ao unirem-se e transformarem-se num coração. Assim, esta imagem consciencializará para a “Responsabilidade Social” acerca do racismo, transmitindo o valor da harmonia em relação às diferentes raças, conseguindo que cada um de nós reflicta que todos os seres humanos, dependendo da cor, se complementam.

Após a selecção da definição que queria abordar explorei (baseando-me já num resultado obtido meu) outra forma de resolver visualmente o trabalho.

Fig.14

Fig.15

fig.16

Apesar de ter resolvido o trabalho de outras formas optei pela simplicidade da imagem. Numa áurea mais consciencializada em que a imagem é o centro da composição, centrando o olhar do público num único propósito e definição, ou seja, o subtema em causa, o racismo.

 

Fig.17

Mesmo depois de ter seleccionado o resultado do meu projecto final e de o estar prestes a entregar, desenvolvi outros projectos, do qual vou apresentar um deles.

A “Responsabilidade Social” em relação à Educação Sexual. Esta educação tem o dever de ser orientado por toda a sociedade. Actualmente o panorama já sofre alterações, e quem lidera este tema com mais frequência e mais informação é o Ministério da Educação. Assim, este promove através da disciplina de Educação Moral Religiosa Católica e de gabinetes de Apoio à Educação Sexual existentes nas instituições pedagógicas, informar e sensibilizar os jovens para uma sexualidade responsável e saudável. Este é um dever da sociedade, que também é alcançado através de palestras e associações.

Assim, decidi abordar este tema. As mãos representam a sociedade, como estas estivessem a responsabilizarem-se pela educação sexual da nossa sociedade. Este projecto final foi realizado através de duas imagens retiradas da minha recolha fotográfica. As mãos são do meu colega André Lima e são introduzidas num quadro pintado por mim acerca da educação sexual, que já esteve presente no festival de aguarela realizado no colégio, festival que sensibiliza a comunidade escolar acerca deste tema.

Fig.18

Em suma, gostei bastante de realizar este projecto! Posso referir que já me considero uma aluna com conhecimentos de Photoshop e adorei a parte do registo fotográfico deste projecto.

Apesar de ter optado pelo enfoque artístico, acho que tive sempre a preocupação de ter uma boa argumentação na escolha de cada tema.

Joana Bernardo

( o meu flickr: http://www.flickr.com/photos/joanafilipabernardo/ )

Comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: