Relatório do “TELEMORAL”

No âmbito da disciplina de Oficina Multimédia, uma das disciplinas que ingressa o nosso curso de Artes Visuais do 12º ano e sob a orientação do Dr. Daniel Pedrosa, foi-nos proposto um novo projecto que consistia em abordar a Responsabilidade Social num vídeo, decidimos abordar este tema de uma forma cómica. Assim, baseado num programa cómico surge o ” TELEMORAL “. Um telejornal que contém duas reportagens acerca da responsabilidade social, abordando o vandalismo na escola e os comportamentos menos adequados a ter em público como o estar a namorar ( beijos e beijos, por exemplo). Este “TELEMORAL” remete-nos também para os anos 60 e 70.

Iniciamos o projecto como sempre com as aulas teóricas, onde o Dr. Daniel Pedrosa nos apresenta os programas que iremos utilizar, assim como os objectivos doo projecto. Recebemos um breve explicação acerca destes itens e a partir daí a exploração é nossa.

Após a divisão em grupos e da escolha do tema e de como iríamos abordar a “Responsabilidade Social”, o professor da disciplina distribuiu umas folhas para que cada grupo as preenchesse. Estas consistiam num storyboard e numa cronologia com a introdução, o clímax, entre outros. Através do preenchimento destas, seria muito mais fácil tanto para o professor como para o grupo entender-mos o projecto e não falhar-mos em nenhum item.

O grupo preencheu de imediato as folhas e, entusiasmado, iniciou logo a escrita do guião, assim como a pesquisa de roupas e até de atitudes características das décadas anteriores, para que mal tivéssemos as bases prontas, iniciarmos logo as filmagens.

Como o tempo para desenvolvermos este projecto era curto, à medida que escrevíamos os guiões, íamos filmando.

Decidimos em grupo, que os cargos iriam ser rotativos, conseguindo assim que cada elemento do grupo fosse argumentista, realizador, actor, técnico e editor de imagem.

O vídeo foi todo realizado por nós e assim sofreu várias adaptações, criativas, às nossas capacidades tal como os nossos “telepontos”, realizados através de escrita manual em folhas A2, distinguindo os textos com cores pelas personagens, para que as personagens que estivessem a interagir não se enganassem e assim liam só o texto que correspondia à sua cor. O espaço que utilizamos para gravar a cena do telejornal de estúdio, foi uma sala de aula do Colégio, improvisada e com material (objectos) que trouxemos, assim com a caracterização das personagens. Até o tripé nesta filmagem foi improvisado com um balde do lixo e uma caixa!

Uma outra reportagem, “Hilário Pé de Chumbo”, baseou-se num acontecimento verídico, o buraco feito na parede, e ridicularizou-o tornando-o uma crítica. Tal como a segunda reportagem, esta foi realizada também no Colégio ironizando outro acontecimento típico.

Achamos que tanto as personagens que todos interpretamos como o objectivo do “TELEMORAL” está fantástico. A caracterização e o guião estão bem concebidos, e os membros do grupo estavam tão empenhados no papel que desempenhavam, que chegou a um ponto que os telepontos quase que não eram necessários, já que tínhamos decorado as falas e assim, todos os gestos e atitudes eram muito mais espontâneas.

Depois de tudo filmado, e as filmagens capturadas com a ajuda do professor Daniel, avançámos para parte de edição de vídeo, que estaria prevista ser no Premier. Aconteceu que tivemos inúmeros problemas com o programa, que não abria completamente no nosso portátil, e como a entrega estava mesmo perto, foi-nos dado a oportunidade de editarmos as filmagens no Movie Maker e assim o fizemos.

Juntamos às filmagens também o genérico do “TELEMORAL” com a música da “Marcha Nupcial”, para que logo de início nos deparássemos com um ambiente cómico.

Fizemos a apresentação à turma, no passado dia 26 de Março, e toda a gente adorou e objectivo alcançado, já que o público riu-se e riu-se bastante! Apesar do resultado ser bastante favorável, o vídeo ainda vai ser completado e melhorado em certos aspectos.

Espero que apreciem e que de facto vos provoque umas boas gargalhas. “Até nunca mais ver – TELEMORAL”.

 Nota: O grupo tem fotos de várias reportagens e montagens de cenários, caracterizações e dos “telepontos” que irá publicar no blog entretanto.

Comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: